segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Votei. E depois? É preciso cobrar? Será que não se lembram?

Em Serra do Navio, a Comunidade onde estou morando é assim, nossa comunidade precisa de imediato de um CRJ - Centro de Refêrencia de Juventude, onde os jovens e adolescentes possam se encontram para conversar, estudar, ensaiar teatro, dança o Hip-Hop, carimbó...etc...Um espaço onde eles possam se sentir jovens, e perceberem que estão sendo valorizados pelo politicos em que confiamos o nosso voto!... Colônia de Água tem o maior nº de eleitores do Municipio de Serra do Navio, a comunidade em que moro (Perpetuo Socorro) tem 380 pessoas residindo....hoje não fui trabalhar na minha sala, na vila de Serra do Navio, por causa que o transporte público é precario, o onibus fica mas no "prego" que fazendo a rota de viagem....Mas esses dias aqui no Centro-múltiplo conheci muitos jovens e adolescentes que precisam de oportunidades e decidir fazer esse projeto baseado na realidade onde moramos, eles mesmo irão protagonizar a realidade da comunidade deles, da Escola, da segurança, da saúde, etc....em fim irão passar para as autoridades a necessidade para com eles.

 Criei um movimento chamado Juventude Participa, que teve a primeira atuação em praça civica debatendo POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, com estudantes da Escola Hermelino Gusmão e Colônia de Água Branca, a participação foi pouca mas dei o primeiro passo de muitos...

A hora do voto é o principal momento em que a sociedade participa politicamente. A participação política fora do contexto eleitoral não é presente no nosso cotidiano, porque o cidadão não tem contato com os governantes durante a gestão. Entretanto, a atuação política não se encerra com a apuração dos votos. A mídia tem sua parcela de responsabilidade nesse caso, porque ela poderia fazer um acompanhamento da gestão em paralelo à discussão política da sociedade civil organizada, nos espaços não institucionalizados politicamente. A discussão sobre participação de jovens na política é interessante. A idéia das políticas públicas de juventude ganhou visibilidade recentemente. Qual mecanismo de participação social da juventude que estamos dispostos a criar? É possível fazer o acompanhamento de mandatos e ações políticas. Uma das formas de monitorar é por meio de grupos de discussão e realização de fóruns de debate. Através de um movimento de juventude, os resultados poderiam ser levados a instâncias políticas. É notória a necessidade de sensibilizar o jovem, que é mantido ou se mantêm à parte do processo de discussão sobre a vida política. É chegada a hora de nós jovens Serranos de Água Branca e Perpetuo Socorro nos organizarmos de alguma forma, e vamos debater, criar grupos de discussão voltados para nós jovens onde buscaremos soluções para os problemas enfrentados por esta geração e lutaremos, mesmo que só seja com a voz, mas lutaremos por direitos e uma sociedade mais justa e igualitária para os jovens. Vamos fortalecer essa ideia. Não podemos nos calar,dizem que o jovem brasileiro não é levado a sério, então vamos mostrar nosso valor através de nossas ações planejadas e organizadas.




Eu e você falando já somos dois, alguém tem que dá o primeiro passo e agora basta você se engajar conosco. MOVIMENTO JUVENTUDE PARTICIPA! Jovens construindo e exercendo cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário