sexta-feira, 12 de novembro de 2010

É VERDADE O "BOATO" DA ESFICHAP SER CLANDESTINA E NÃO POSSUIR CREDENCIAMENTO JUNTO AO MEC

Fiquei muito chateado por que aqui na Serra do Navio tem pessoas verdendo as coisas para pagar as mensalidades dessa faculdade....iregular.

Instituição de ensino superior clandestina é processada em Oiapoque



A Promotoria de Justiça de Oiapoque moveu Ação Civil Pública contra a Escola Superior de Filosofia e Ciências Humanas do Estado do Amapá (ESFICHAP) instalada no município. Segundo denúncias da comunidade, a instituição oferta cursos de graduação e de pós-graduação, mediante pagamento de mensalidades, sem, contudo, possuir credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC).

Na Ação, o promotor de Justiça Laércio Mendes pede a suspensão dos cursos de graduação e pós-graduação e a restituição em dobro aos acadêmicos e ex-alunos, dos valores pagos indevidamente pelos serviços de prestação de ensino superior e falsos diplomas emitidos.

“O principal objetivo da educação superior é de que os acadêmicos, ao final do curso, estejam qualificados para o exercício da profissão, não apenas de fato, como também de direito, através da posse de diploma devidamente registrado”, declarou o promotor de Justiça Laércio Mendes. “A prática adotada pela instituição e pelo seu proprietário, de auto denominar-se ‘faculdade’ sem o ser, e de ofertar há mais de um ano cursos de graduação e de pós graduação sem possuir credenciamento junto ao MEC é ilegal e clandestina”, completa o promotor.

A Ação requer, também, a obrigação da instituição em prestar a correta informação aos alunos e aos consumidores em geral, esclarecendo que os cursos que ministram não possuem a natureza de cursos superiores, mas de cursos livres ou seminários religiosos, os quais não precisam de autorização ou credenciamento do MEC e não são aptos a fornecer um diploma de ensino superior.

Francisco Renato Ferreira, proprietário da ESFICHAP, afirmou que a instituição de ensino superior em graduação e especialização, é uma associação filantrópica, tendo como mantenedora a Associação de Professores e Acadêmicos de Filosofia do Amapá. Porém, contatado pela Promotoria, o MEC afirmou que a ESFICHAP não está credenciada para a oferta de cursos na educação superior, podendo apenas ofertar cursos livres, cujos certificados não podem ser validados por Instituições regularmentecredenciadas.

A ESFICHAP funciona há mais de um ano nas dependências da Escola Municipal Maria Leopoldina, e tem ofertado os cursos de graduação em Filosofia, Letras e Serviço Social. Segundo a coordenadora de cursos da escola, Gerbiane Ferreira, a instituição ainda possui programação de vestibular para novas turmas no início do ano de 2011.



SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (096) 3198-1616/8131-6478 E-mail: asscom@mp.ap.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário